segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

160 bilhões de mundos alienígenas na Via Láctea, demonstra estudo científico
Mais planetas do que estrelas?

O que se imaginava ser exceção se torna regra, e vice-versa. Crédito: Space Drawn HD Wallpapers Collection
Uma pesquisa feita por astrônomos do Instituto de Astrofísica de Paris mostra que, em média, cada estrela da Via Láctea é orbitada por 1,6 planetas. Em outras palavras, existem cerca de 160 bilhões de exoplanetas (que ficam fora do Sistema Solar) em nossa galáxia. Este número é uma estimativa gerada por computador já que, oficialmente, conhecemos apenas cerca de 700 planetas alienígenas. Outro dado mostrado pela pesquisa é que a maioria desses astros ainda desconhecidos deve ter uma estrutura pequena e rochosa – muito parecida com a da Terra, com chances de abrigar vida.

Segundo um dos autores da pesquisa, Arnaud Cassan, estrelas cercadas por um ou mais orbes são a regra e não a exceção. "Ou seja, quando olhar para as estrelas, imagine milhões e milhões de mundos escondidos entre elas", concluiu Cassan.

Mas, falando em exceções, enquanto há vários planetas orbitando a mesma estrela, recentemente foram descobertos alguns que orbitam dois sóis ao mesmo tempo. O primeiro, Kepler-16b, foi logo chamado de Tatooine em referência ao planeta desértico onde Anakin Skywalker nasceu, que é iluminado por duas estrelas (da saga Star Wars). Desde então mais dois sistemas circumbinários, como acabaram batizados esses conjuntos, foram encontrados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário